terça-feira, 25 de março de 2008

Masala do Khalid

Meu novo colega de trabalho é um paquistanês muito simpático chamado Khalid e conversa vai conversa vem acabo descobrindo que ele é letrado na arte de mexer as panelas. Após a rápida troca de afinidades consegui arrancar um segredo culinário (todo cozinheiro amador tem seus truques e segredos) e ai resolvi publicar a preciosidade.

Para quem não conhece, Masala significa mistura de ervas, especiarias e aromatizantes. Essa mistura é muito utilizada na Índia e nos paises vizinhos, cada região tem seu Massala básico e cada família tem a seu próprio Masala. Podemos utilizar o Masala de varias formas: (1) Massageando uma carne, peixe ou ave para depois assar ou grelhar; (2) Para complementar um tempero de salada; (3) Como parte de um soffrito básico (refogado de azeite, cebola e alho); (4) Para finalizar um ensopado; (5) E ainda em sobremesas, remédios, bebidas e o que mais seu paladar pedir.

Exercite sua criatividade fazendo o seu próprio Masala. Comece misturando de 3 a 4 especiarias como sementes de coentro, cominho, um pau de canela e alguns cravos da índia.

Para quem quiser se aprofundar no mundo das especiarias indico o livro Arqueologias Culinárias da Índia (Fernanda Camargo-Moro), que alem de incríveis receitas, masalas e historias, traz uma lista de restaurantes e lojas de artigos indianos pelo mundo afora. E para comprar as especiarias indico a Loja Bombay Herbs & Spices (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 856, Jardins, fone 3083-3999), ou no Mercadão (Rua da Cantareira, nº 306 - Parque Dom Pedro II Tel: (11) 3228-0673)

Desejo uma boa viagem aos aromas orientais que por incrível que pareça foi o responsável pelo inicio da globalização, quem não se lembra dos portugueses indos às índias a procura das especiarias?

Masala do Khalid

- 100 gr Cominho
- 50 gr Pimenta do Reino Preta
- 25 gr Cravo da Índia
- 25 gr Canela
- 15 gr Cardamomo Verde
- 15 gr Cardamomo Marrom
- 6 Folhas de Louros
- 1 Noz Moscada

Tostar rapidamente as sementes em uma frigideira e moer com auxilio de um Pilão, ou um moedor de pimenta do reino, ou em um mini processador.

Dica de ultima hora: O Khalid costuma jogar uma boa colherada de Masala para finalizar a Moqueca de Garopa. A receita da moqueca? Ai é uma outra historia.

3 comentários:

Anônimo disse...

O teu blog é muito bom e esta foto das especiarias está muito boa.
Especiarias, charutos, bottarga ... só podia ser bom !

Anônimo disse...

Grande Leo , bom dia !
Só para complementar , existe uma barraca na feira livre do Pacaembú
que é rica em temperos e especiarias. A vantagem desta barraca é que você dá a "fórmula" e , eles fazem na quantidade que você precisar . A outra vantagem é que enquanto você espera pode-se comer um bom pastel na barraca do Zé ou da Dna Maria (japonesa).
Abçs.
Julião

Luli & Sophi disse...

Oi pai,
adorei !!!! só por ve as fotos...
pai vc pode entrar no meu blog ????
se vc pude otimmmo !!!
por que o endereço é www.dolleco.blogspot.com ta !!!
nao se esqueça em ta bom ?
bjão da luli