terça-feira, 25 de março de 2008

Masala do Khalid

Meu novo colega de trabalho é um paquistanês muito simpático chamado Khalid e conversa vai conversa vem acabo descobrindo que ele é letrado na arte de mexer as panelas. Após a rápida troca de afinidades consegui arrancar um segredo culinário (todo cozinheiro amador tem seus truques e segredos) e ai resolvi publicar a preciosidade.

Para quem não conhece, Masala significa mistura de ervas, especiarias e aromatizantes. Essa mistura é muito utilizada na Índia e nos paises vizinhos, cada região tem seu Massala básico e cada família tem a seu próprio Masala. Podemos utilizar o Masala de varias formas: (1) Massageando uma carne, peixe ou ave para depois assar ou grelhar; (2) Para complementar um tempero de salada; (3) Como parte de um soffrito básico (refogado de azeite, cebola e alho); (4) Para finalizar um ensopado; (5) E ainda em sobremesas, remédios, bebidas e o que mais seu paladar pedir.

Exercite sua criatividade fazendo o seu próprio Masala. Comece misturando de 3 a 4 especiarias como sementes de coentro, cominho, um pau de canela e alguns cravos da índia.

Para quem quiser se aprofundar no mundo das especiarias indico o livro Arqueologias Culinárias da Índia (Fernanda Camargo-Moro), que alem de incríveis receitas, masalas e historias, traz uma lista de restaurantes e lojas de artigos indianos pelo mundo afora. E para comprar as especiarias indico a Loja Bombay Herbs & Spices (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 856, Jardins, fone 3083-3999), ou no Mercadão (Rua da Cantareira, nº 306 - Parque Dom Pedro II Tel: (11) 3228-0673)

Desejo uma boa viagem aos aromas orientais que por incrível que pareça foi o responsável pelo inicio da globalização, quem não se lembra dos portugueses indos às índias a procura das especiarias?

Masala do Khalid

- 100 gr Cominho
- 50 gr Pimenta do Reino Preta
- 25 gr Cravo da Índia
- 25 gr Canela
- 15 gr Cardamomo Verde
- 15 gr Cardamomo Marrom
- 6 Folhas de Louros
- 1 Noz Moscada

Tostar rapidamente as sementes em uma frigideira e moer com auxilio de um Pilão, ou um moedor de pimenta do reino, ou em um mini processador.

Dica de ultima hora: O Khalid costuma jogar uma boa colherada de Masala para finalizar a Moqueca de Garopa. A receita da moqueca? Ai é uma outra historia.

3 comentários:

Eduardo Luz disse...

O teu blog é muito bom e esta foto das especiarias está muito boa.
Especiarias, charutos, bottarga ... só podia ser bom !

Anônimo disse...

Grande Leo , bom dia !
Só para complementar , existe uma barraca na feira livre do Pacaembú
que é rica em temperos e especiarias. A vantagem desta barraca é que você dá a "fórmula" e , eles fazem na quantidade que você precisar . A outra vantagem é que enquanto você espera pode-se comer um bom pastel na barraca do Zé ou da Dna Maria (japonesa).
Abçs.
Julião

disse...

Oi pai,
adorei !!!! só por ve as fotos...
pai vc pode entrar no meu blog ????
se vc pude otimmmo !!!
por que o endereço é www.dolleco.blogspot.com ta !!!
nao se esqueça em ta bom ?
bjão da luli