segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Culinária Chinesa


Seguindo os preceitos do filósofo Confúcio, que influenciou e ainda influencia grande parte da sociedade chinesa, comer é a pare mais importante da vida pois nos traz alegria, harmonia, bem estar físico e prosperidade, alem de reunir as pessoas, as famílias, os povos e os paises para desfrutar momentos de puro prazer.


A culinária chinesa no Brasil esta há muitos anos luz do que se apresenta aqui na origem, no maior país do continente asiático. Dividida em 10 regiões (Shandong, Sichuan, Gundong, Fujian, Jiangsu, Zhejiang, Hunan, Anhui, Hui, Tibetan) cada qual com suas próprias características, procuram, ao elaborar seus alimentos, ressaltar os aromas, o sabor, a aparência e principalmente a textura.

A principal técnica utilizada na preparação dos alimentos é o refogado, a qual é feita em panelas do tipo wok com muita caloria e realizada em poucos segundos.


Os principais ingredientes são salsinha e coentro frescos, sementes de anis, sementes de feno grego, assafétida, alho, cebola echalote, pimentas (frescas, secas, em grãos, etc.), diversos molhos de soja, vinagre de arroz, molho de ostra e um vinho branco chinês chamado Shaoxing, muito forte. Cogumelos secos e uma infinidade de raízes aromáticas complementa esta sinfonia de aromas e sabores.

2 comentários:

Anônimo disse...

pai,
adorei o chineis fazendo a comida !

Anônimo disse...

Eu gosto muito dos woks e tentei fazer varias vezes na minha casa, mas nao consigo fazer essa salsinha do delivery de comida onde sempre ligo. Claramente não vão me dar a receita...