quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Culinária Húngara



Estamos participando da 10ª Harmonização Virtual promovida pelos blogs Lê Vin Au Blog e Gourmandise . O prato sugerido foi o Pörkölt de carne bovina e o vinho Bataapati kékfrankos 2005 (Marchesi Antinori).

Eu experimentei comida húngara há muito tempo atrás em um restaurante no Rio Grande Sul (Restaurante Húngaro “A Canga” RS 122, KM 09 São Sebastião do Caí, RS fone: (51) 3536 1461), pelo que eu me lembro comi uns pimentões recheados com molho espesso a base de páprica, alem de uma sopa de massa. Era um restaurante muito simples porem a comida honestíssima.

O prato sugerido é a base de músculo bovino, cozido em caldo de carne e aromatizado com páprica e kumel, acompanhado de batatas cozidas puxadas na manteiga e salpicadas de salsinha. De sabor intenso o prato surpreendeu pela simplicidade e pelo resultado final. Ficou delicioso, porem é um prato para se comer no inverno. O grande segredo está no caldo de carne, o qual foi preparado com vitela, e na páprica, que deve ser de boa qualidade. Este prato já foi para minha lista de favoritos.

Quanto ao vinho fiquei um pouco decepcionado, pois este prato pede um vinho encorpado como, por exemplo, um Brunello de Montalcino, um Barolo, um Malbec, etc., creio que harmonizariam melhor, pois o molho do prato é viscoso e ressalta os sabores da páprica, do toicinho defumado e do toque de kumel.

O vinho sugerido é da casta kékfrankos, uva típica da Hungria, aos olhos a cor é de um vermelho opaco e com brilho de pouca intensidade, no nariz o aroma é amplo porem sem nenhum odor prevalecente, na boca um sabor seco com acidez normal e um bom equilíbrio alcoólico, pouco encorpado e com taninos suaves. Classificaria como um vinho regular com um custo beneficio aceitável (R$ 42,00).

Receitas:

Pörkölt
Fundo de Vitela (Caldo)

3 comentários:

Alev disse...

Mais uma vez, eu estava lá, e mais uma vez estava bom pra caraca!
Valeu Leo e Mamé!

Anônimo disse...

COMO SEMPRE ESQUECERAM DE ME CONVIDAR QUEM SABE UM DIA
NEYDE

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.