segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo de Rolo



Olha só, este negócio de fazer um blog que cada vez mais trata de assuntos gastronômicos é muito interessante, pois nossos leitores, sempre muito atenciosos costumam nos enviar dicas e às vezes até iguarias muito interessantes, como a que acabo de receber diretamente de Recife pela nossa amiga e leitora Chiara, que desde já agradeço de coração.

Símbolo da gastronomia pernambucana, esta iguaria chamada de bolo-de-rolo é encontrada na tradicional loja Casa dos Frios de Recife. Fundada em 1957, onde a proprietária, que ainda trabalha na loja, adaptou uma receita inspirada no tradicional bolo colchão-de-noiva lá de Portugal, o qual é enrolado por uma finíssima massa com recheio de amêndoas e o nosso, brasileiríssimo, foi reinventado com o recheio de goiabada.

Pelas fotos da para perceber a dificuldade que deve ser enrolar as camadas de massa com o recheio de goiabada sem quebrar, mais difícil ainda será encontrar um amigo disposto a trazer na mão diretamente de Recife um bolo tão peculiar, que acompanhado de um cafezinho fica irresistível.

Para quem quiser se arriscar tem uma receita de bolo-de-rolo no site Terra Magazine, colhida pela repórter do caderno Sabores da Folha de Pernambuco, Lectícia Cavalcante.

O blog Trem Bom também publicou um post sobre o tema, com algumas fotos que dá para ver o bolo sendo enrolado.

Casa dos Frios
Avenida Domingos Ferreira, 1920, loja A
Boa Viagem
tel. (81) 3466-1062;
Recife, PE

Avenida Rui Barbosa, 412
Graças
tel. (81) 3421-1259
Recife, PE

6 comentários:

Anônimo disse...

Olhando de longe parece um Baumkuchen que adoro comer aqui no Japão. Porém o Baumkuchen não é enrolado e sim feito adicionando-se camadas de massa ao ser assado. Mas esse com recheio de goiaba deve ser divino.

Marina Henrique disse...

alo leo...
como fazemos para experimentarmos esse bolo rolo??
amo goiabada...e ai como fica???
aqui em Sp tem algum lugar onde podemos saborea-lo...ou algo parecido?
o que vc sugere???
bjus
marina figo

Anônimo disse...

De onde será que veio esta idéia de enrolar a massa com coisas dentro? Será que foi algum pizzaiolo que resolveu levar a pizza para assar mais tarde?

Anônimo disse...

Para Marina Figo: o Bolo de Rolo de Recife com certeza é muito especial, mas em SP no supermercado Santa Luzia (Al. Lorena) vende um bem gostoso....Rê

Anônimo disse...

no pão de açúcar tb tem. nao sei se em tds as lojas - as da gabriel monteiro da silva, pça panamericana, heitor penteado e alfonso bovero com certeza. nao devem ser como os originais com certeza mas sao gostosos ( para quem nao conhece os verdadeiros ! )

Tá Bem Bom disse...

Enviado por e-mail por uma amiga Pernambucana.

"Leo, querido! Vi no seu blog sobre o bolo de rolo. Muito legal! Olha, aqui em São Paulo tem o original sim que é muuuuuuuito diferente do rocambole que vende no Santa Luzia e no Pão de Açucar, nem dá para comparar. É no restaurante Cordel que fica na Rua Aspicuelta, aqui na Vila Madalena. Não sei o número. As donas são pernambucanas, se não me engano, e tem várias iguarias lá da minha terra fora o bolo de rolo.
O importante do bolo de rolo é que, na tradição de pernambuco, ele é cortado em fatias fininhas para ser desgustado muito aos poucos.