terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Robalo a la Dorival Caymmi

Dedicado ao Joãozinho



Férias na praia é sempre uma inspiração para cozinhar peixes e frutos do mar, porem apesar de estar na beira do mar não é tão simples assim achar um peixe nobre fresquíssimo. Tem as condições do mar, a predisposição do pescador moderno, que muitas vezes tem outras fontes de renda, e a sorte de achar o peixe.




Foi o que aconteceu um dia deste, já quase a noitinha depois de um por do sol incrível, deixa o mar um mergulhador, velho conhecido, morador da praia, com garoupas e robalos a tira colo. Não deu outra compramos 2 robalinhos de 3 kg cada. A coisa linda de um peixe fresco é que não tem cheiro, a geladeira fica perfumada.


A inspiração para a receita veio de um post de um colega do Facebook
, visto logo em seguida à compra do peixe, retratando a canção do Caymmi “Festa de Rua” em uma magnifica interpretação da Gal Costa. A simplicidade, e os temperos da Bahia surgiram na receita, de preparo fácil, exalando os aromas do dendê, do coco, do cominho, do gengibre e do coentro.


Receita

A receita foi uma inspiração do momento. Portanto as quantidades não foram anotadas, a interpretação é livre, como alias, deveriam ser todas as receitas

Postas de Robalos com a pele
Tempero para as postas:
Limão, sal, pimenta do reino, cominho em pó, coentro em pó.
Vinho Branco

Molho:
Cebola em tiras.
Pimentão, vermelho, amarelo e verde, em tiras
Alho-poro em tiras.
Gengibre ralado.
Tomate Maduro em cubos sem pele sem semente
Leite de Coco
Salsinha ou coentro

Farofa
Farinha de mandioca
Manteiga
Óleo de Oliva
Azeite de Dendê

1) Molho:
Em uma panela refogar em fogo médio a cebola, o alho-poro, o gengibre e os pimentões até amolecerem sem perder a crocância, adicionar os tomates e o sal e cozinhar por 3 minutos, adicionar o leite de coco, cozinhar 1 minuto, adicionar a salsinha e/ou coentro.

2) Farofa:
Em uma frigideira adicionar em partes iguais, manteiga , o azeite e o dendê, quando começar a querer borbulhar adicionar a farinha mexendo sempre até ficar bem amarelinha e crocante, adicionar o sal.

3) Robalo:
Temperar as postas com uma mistura de limão sal, pimenta do reino, cominho e coentro. Deixar marinar por uns 5 minutos.

Em uma frigideira bem quente untar com oleo de oliva e e deitar as postas com a pele para baixo, após 2 minutos juntar meio copo de agua e tampar, por mais 3 minutos, (cozinhar no vapor), retirar as postas e colocar nos pratos, juntar o caldo da marinada na frigideira com meio copinho de vinho branco, deixar reduzir na proporção de uma colher de sobremesa para cada posta.

4)Montagem
Uma posta por prato, uma colher de sobremesa da redução sobre o peixe, desenhar sobre o prato e o peixe linhas com óleo de oliva, acrescentar o molho e a farofa.

Acompanha um Sauvignon Blac bem geladinho.



Festa de Rua
Dorival Caymmi

Cem Barquinhos brancos
Nas ondas do mar
Uma galeota
A Jesus levar
Meu senhor dos navegantes
Venha me velê!
Meu senhor dos navegantes
Venha me velê!
A Conceição da praia
Está embandeirada
De tudo quanto é canto
Muita gente vem
De toda parte vem um baticum de samba
Batuque, capoeira e também Candomblé
O sol está queimando
Mas ninguém dá fé

Um comentário:

wair de paula disse...

Otim receita, excelente post. Abs