domingo, 26 de abril de 2009

Amazonas


Após 20 anos retornei ao estado do Amazonas para conhecer o programa do Governo do Estado que busca resgatar a extração da borracha natural já quase extinta em função das plantações feitas na Ásia e atualmente em São Paulo, Mato Grosso e Bahia.

O Governo espera que a volta desta atividade possa ajudar a reter a população que vive na floresta, que alem de viver do extrativismo (Castanha, Óleos, Frutas, Peixe, Artesanato, Madeira de manejo e a Borracha), ajudem na proteção contra a ameaça de desmatamento.

O retorno da atividade da borracha esta baseado em uma garantia de preço mínimo pago pelo governo Federal, mais um subsidio a ser pago pelo Governo estadual do Amazonas e por alguns municípios. Alem da construção de uma usina para o beneficiamento da borracha para ser entregue à futura fabrica de pneus que esta para se instalar na zona franca de Manaus.

Visitamos a Calha do Rio Purus e uma cidade da calha do rio Madeira, a saber (Clique nas cidades para ver o álbum de fotografias):

Boca do Acre
Pauini
Labrea
Manicoré

Como a base da viagem se deu em Manaus pudemos conhecer a cidade elaborar um mapa com os principais pontos gastronômicos Amazônicos

Roteiro Mapeado de Manaus

Com toda hospitalidade do povo Manauara alem de ganhar 10 quilos de lombo de pirarucu, na bagagem veio também tucupi, farinha de ovinha, camarão seco, goma de tapioca, pimentas etc.

Para receber meus cunhados Santistas nesta data histórica, Assamos um pirarucu para em seguida engolir o Peixe, segue receita Abaixo.

Pirarucu ao Tucupi



4 pessoas

04 pedaços de lombo de pirarucu
2 dentes de alho inteiros
2 dentes de alho esmagados
Suco de 02 limões
3 pimentas de cheiro
3 cebolas em rodelas
½ xícara de coentro picado.
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão verde cortado em tiras
1 abobrinha cortado em tiras
1 cenoura cortado em tiras
1 talo de alho poro
1,5 litros de tucupi
20 folhas de jambo escaldadas
Azeite
Sal e pimenta do reino

1) Enxugar bem o lombo do peixe, temperar com sal pimenta do reino e limão. Deixar marinando por uma hora.
2) Ferver o tucupi por 15 minutos e acrescentar o alho inteiro, metade das folhas de jambo, uma pimenta de cheiro e as partes verdes do alho poro. Cozinhar por mais 15 minutos, com meia tampa de panela.
3) Em forno pré aquecido à 250 graus colocar o peixe diretamente na grelha do forno e cobrir a base do forno com água. ( para reter a gordura e manter certa umidade dentro do forno), por 20 minutos.
4) Em uma frigideira grande e alta refogar em azeite a a cebola e o alho poro, para em seguida adicionar os pimentões, as pimentas de cheiro, a abobrinha e a cenoura. Cozinhar por cinco minutos. Adicionar o caldo de tucupi coado e cozinhar por mais cinco minutos. Finalizar com os restantes das filhas de jambo e o coentro.
5) Retirar o peixe do forno e cobrir com o caldo de tucupi com legumes. Acompanha arroz branco, farinha de mandioca e pimenta.


Um comentário:

Neide Rigo disse...

Nossa, posso até sentir o cheiro do tempero manauara. Que delícia e que inveja (branca, se é que ela existe).
Um abraço,
Neide