sábado, 18 de outubro de 2008

Strozzapretti ao Ragù de Calabresa


A receita deste prato não é da nona nem de nenhum livro de receitas, ela veio, claro, de inspirações dos meus s antepassados e de muitos alfarrábios lidos, alem de vários ragús preparados ao longo dos anos.

O ingrediente principal é lingüiça calabresa, não pode ser qualquer uma, alem de fresca, tem que ter excelente qualidade e mais importante: às especiarias adicionadas na mistura da massa (lingüiça) deverão exalar muitos aromas e sabores.

O modo de preparo também foi modificado para que os aromas das especiarias fossem preservados. Normalmente no preparo do ragú a carne é cozinha juntamente com o molho de tomates por horas a fio, este método é valido quando se trabalha com carnes mais fibrosas tipo coxão duro, músculo, peito, etc . Neste caso adicionamos a massa da lingüiça previamente frita sobre a pasta para em seguida adicionar o molho de tomates. Isto confere ao prato aromas inebriantes. Experimente e confira.

Utilizei a massa de lingüiça calabresa fresca do Frigorífico Cinque , em minha opinião de sabor imbatível, muita erva-doce, pimentas vermelhas, entre outras.

Strozzapretti ao Ragu de Calabresa


500 gr Strozzapretti
2 cebolas picadas
1 cenoura grande picada
2 talos de salsão picados
1 folha de louro
1 copo vinho tinto
Azeite
Sal
Pimenta do Reino

Queijos ralados para servir na hora: Grana Padano, e/ou Ricota Defumada e/ou Canastra endurecido na geladeira.

Ragù

1) Em uma caçarola esquentar os tomates para depois passá-los pelo passa-legumes na perfuração média (pode bater no liquidificador depois coar).Reserve.

2) Em outra caçarola fazer um sofritto (refogado) com a cebola, a cenoura e o salsão em um pouco de azeite, quando começar a grudar o fundo adicionar o copo de vinho tinto para soltar o fundo.

3) Em seguida adicione no sofritto o tomate passado, a folha de louro, salgar e apimentar a gosto.

4) Cozinhar por umas 4 horas em fogo muito baixo com a panela semi-tampada, adicionando água se começar a grudar o fundo. Reservar.

5) Em uma frigideira grande fritar em pouquíssimo azeite a massa de lingüiça, espedaçá-la em pedaços pequenos. Reservar.

6) Cozinhar a massa em água salgada até o ponto al dente, colocar a massa cozida em uma travessa, adicionar a massa de lingüiça frita e o molho de tomates. Misturar bem e servir imediatamente. Pulverizar com o queijo de sua preferência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Bela foto e belo ragú !
Agora, com esta ricota defumada apimentada e agrião dá pra fzer um risoto inesquecível !!

Anônimo disse...

Por força dos deuses gastronômicos, eu estava lá novamente, e pude ser contemplado com a iguaria.
Apenas adicionei algumas folhas de rúcula, antes de servir o ragú!
Ale