segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pesto à moda de Santiago


Depois de um período de hibernação vamos tentar retomar o velho blog, entre tantas outras ferramentas virtuais o velho e bom Blog ainda é o melhor local para registrar e guardar nossas memorias.


A inspiração surgiu neste final de ano e inicio das férias aqui no nosso cantinho, escondido no litoral norte de Sampaulo. Neste primeiro dia, o sol surgiu logo pela manhã para em seguida abrir caminho para um forte temporal que culminou em uma bela garoa que até lembrou São Paulo de antigamente.



O cheiro de mato molhado, a arvore de pau d’alho, as flores, inundaram o ambiente com seus aromas peculiares, no meio desta mistura o manjericão falou mais alto que todos, imponente, inspirou este clássico da culinária italiana.


Pequenas alterações sobre a receita clássica foram necessárias para combinar com o clima local. O pinole foi substituído por oleaginosas mais comuns no Brasil como, por exemplo, a castanha-do- para e a castanha de caju. A salsinha foi incorporada para quebrar a dureza do nosso manjericão comparado com a doçura do manjericão da Ligúria. E por fim substituímos o pilão de pedra por um liquidificador. (não tinha um pilão disponível)


Receita
10 pessoas

Ingredientes

1 kg de macarrão da sua preferencia. Usei Penne De Cecco.
3 xicaras de chá de folhas de manjericão.
1 xicara de chá de salsinha.
1 dente de alho.
½ xicara de chá de queijo parmesão.
½ xicara de chá de queijo pecorino romano.
1 colher de sopa de manteiga.
200 ml de óleo de oliva extra virgem.
2 nozes.
4 castanhas de caju.
3 castanhas do Pará.
2 amêndoas salgadas

Sal grosso a gosto (usei uma colher de sobremesa).
Pimenta do reino a gosto.

Bater tudo no liquidificador por uns 3 minutos até atingir uma mistura bem cremosa.
Cozinhar o macarrão antes de escorrer a agua acrescentar uma concha da agua do macarrão no molho Pesto e liquidificar por 30 segundos, isto irá diluir um pouco o Pesto e realçar os sabores.

Colocar o macarrão em uma travessa e acrescentar o Pesto, servir imediatamente.