sábado, 27 de setembro de 2008

Rio 15 ºC , Mart’nalia 40 ºC

Rio de Janeiro, 26 de setembro sexta-feira 15 ºC......



Vivo Rio abarrotado com mais de duas mil pessoas e o samba comendo solto. Abrindo a noite presenciamos Ovídio Brito, mais um representante de Vila Isabel, esquentar os instrumentos para a linda noite da estréia mundial da turnê “Madrugada”, que deve seguir pelas Américas, África e Europa.



Roteiro musical impecável. Com canções do novo disco, sucessos antigos, alem das inesperadas, Na Tonga da Mironga do Cabuletê de Vinicius e Toquinho e Vai Passar de Chico Buarque.



A banda que já era excelente ganhou reforço de um guitarrista e de um cavaquinista, alem de mais uma vocalista, que por sinal é sua sobrinha. Dando assim maior corpo e beleza nos arranjos musicais. Os cenários e as luzes também merecem destaque com a diversidade de cores e de movimento contribuíram para o tom alegre e despojado do espetáculo.



Dia 31/10 a Madrugada de Mart’nalia estará chegando a São Paulo para apresentação única na casa de shows HSBC Brasil . Não percam! É bom correr, pois os ingressos já estão à venda.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo de Rolo



Olha só, este negócio de fazer um blog que cada vez mais trata de assuntos gastronômicos é muito interessante, pois nossos leitores, sempre muito atenciosos costumam nos enviar dicas e às vezes até iguarias muito interessantes, como a que acabo de receber diretamente de Recife pela nossa amiga e leitora Chiara, que desde já agradeço de coração.

Símbolo da gastronomia pernambucana, esta iguaria chamada de bolo-de-rolo é encontrada na tradicional loja Casa dos Frios de Recife. Fundada em 1957, onde a proprietária, que ainda trabalha na loja, adaptou uma receita inspirada no tradicional bolo colchão-de-noiva lá de Portugal, o qual é enrolado por uma finíssima massa com recheio de amêndoas e o nosso, brasileiríssimo, foi reinventado com o recheio de goiabada.

Pelas fotos da para perceber a dificuldade que deve ser enrolar as camadas de massa com o recheio de goiabada sem quebrar, mais difícil ainda será encontrar um amigo disposto a trazer na mão diretamente de Recife um bolo tão peculiar, que acompanhado de um cafezinho fica irresistível.

Para quem quiser se arriscar tem uma receita de bolo-de-rolo no site Terra Magazine, colhida pela repórter do caderno Sabores da Folha de Pernambuco, Lectícia Cavalcante.

O blog Trem Bom também publicou um post sobre o tema, com algumas fotos que dá para ver o bolo sendo enrolado.

Casa dos Frios
Avenida Domingos Ferreira, 1920, loja A
Boa Viagem
tel. (81) 3466-1062;
Recife, PE

Avenida Rui Barbosa, 412
Graças
tel. (81) 3421-1259
Recife, PE

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Polpo sott'olio


Fim de semana na praia com chuva, o sorte! pelo menos para quem gosta de passar o tempo na cozinha, jogando conversa fora, beritando e tratando dos alimentos.

Sábado amanheceu nublado com uma garoa fininha, teimosa, e como minha turma gosta de acordar tarde, não tive duvidas rumei para a cooperativa de pescadores de São Sebastião, no bairro de São Francisco. (Não sei como esqueci minha maquina fotográfica!)

Chegando lá vi nas bandejas alguns files de pescadas, atum, salmão, não entendi nada. Não são peixes do litoral norte!!! Então me explicaram que estes peixes vêm de São Paulo para atender os restaurantes, moradores, etc., e que estava para chegar 3 barcos, esperei.
Para resumir. Dos barcos recém chegados garimpei camarões rosa GG, lulas bem pequenas, 1 peixe Vermelho 3 kg e dois polvos grandes, tudo pescado durante a noite. Muito fresco, quase vivo.


Ficou assim o cardápio chuvoso:

Entradas
Polvo sotto'oleo. (meu favorito)
Lula in farinata. (para criançada)
Camarão a paulista. (para minha mulher)

Prato Principal
Peixe Vermelho assado recheado de cucuz paulista (sem sardinha, detesto!!!!)

Cerveja Brama de garrafa grande com casca de gelo.

Deixo o meu Favorito:

Polpo sott'olio

2 polvos grandes;
1 copo de vinho tinto;
1 folha de louro;
5 grãos de pimenta do reino;
1 cebola;
1/3 de pimentão verde;
1/3 de pimentão amarelo;
1/3 de pimentão vermelho;
1 pimenta dedo de moça sem sementes; (OPCIONAL)
1 talinho de salsão;
Folhas de coentro fresco a vontade (ou salsinha para quem não suporta coentro)
Óleo de oliva extra virgem
1 colher de chá de Massala de coentro, cominho, erva-doce e pimenta do reino moído na hora (OPCIONAL)
Não é necessário salgar

1. Em uma panela de pressão adicionar o polvo, o copo de vinho, a folha de louro e as pimentas do reino.
2. Tampar a panela e colocar no fogo. Após iniciar a pressão cozinhar por 20 minutos. (com este método o polvo desmancha na boca)
3. Retirar o polvo e esperar esfriar.
4. Picar milimetricamente a cebola, os pimentões, a pimenta dedo de moça, o salsão e as folhas de coentro. Misturar bem.
5. Cortar o polvo em pedaços de +/- 2 cm de largura.
6. Em uma travessa colocar o polvo, pulverizar com o massala, adicionar os temperos picados, misturar tudo com cuidado.
7. Cobrir tudo com óleo.
8. Aguardar umas 4 horas para comer. Melhor no dia seguinte.

domingo, 7 de setembro de 2008

Puntarelle di Catalogne


No ultimo sábado resolvi cair em um boteco na Vila Madalena, como sempre acontece, esqueço que na Rua Morato Coelho ocorre uma feira livre. Estacionei o carro e lá vou eu e a família caminhando pela feira a procura de um boteco qualquer, quando dou de cara com uma banca de verduras e vejo os brotos de catalonia. Não tive duvidas comprei meu maço e fui informado, pelo feirante, que os brotos apareceram semana passada e devem continuar até o final do mês.


Muito apreciada na Itália, onde seu sabor é menos amargo, os brotos de catalonia necessitam de um tempero especifico para combinar com seu sabor marcante. Abaixo segue o jeito clássico de comer esta iguaria. Não deixem de experimentar.



Puntarelle di Catalogne

1 maço de brotos de catalonia
1 dente de alho
2 files de alici
Óleo de Oliva a gosto
Aceto Balsâmico a gosto
Sal a gosto

Triturar e amassar até virar uma pasta o alho e o alice (alítche)
Em um recipiente misturar a pasta, o óleo de oliva e o aceto balsâmico.
Picar bem fininho os brotos de catalonia (descartar +/- um palmo abaixo dos brotos) e misturar com o molho
Servir após 10 minutos.