sábado, 31 de maio de 2008

Aldeia de Agricultores.

A China comunista, de antigamente, pode ser ainda notada nas inúmeras colônias de agricultores, espalhadas pelo pais, onde permanece a administração de outrora. As casas ainda pertencem ao governo que cobra taxas de moradia para os agricultores. Como ainda não existem os grandes latifundiários no pais a agricultura de subsistência ainda é um importante meio de vida para a maioria dos chineses pobres.

Clique no álbum para voltar um pouco no tempo.

Bairro de Agricultores

Mercadão em Wuxi

Como comer é a maior instituição chinesa fomos obrigados a dar uma volta pelo mercado municipal de Wuxi, sofrendo ainda com o (con) fuso horário invertido, levantei as 5h30 e andei direto a um entreposto de venda carne, principalmente de porco, frango e pato. A característica mais marcante foi a limpeza do local, o frescor das carnes e a ausência de mal cheiro muito comum neste tipo de local.

Por ser importante centro de carnes, ambulantes de legumes e verduras e pequenos comércios de grão e especiarias circundam o local

Clique na foto abaixo para passear pelo mercadão.

Mercado Wuxi

Passeio pelo rio Le.

Passeio imperdível para quem viaja pelo sul da China. Saindo de Yang Guilin em direção à Yang Shao, o passeio leva 3 horas em barcos com solarium para ir apreciando a magnitude desta região de montes e montanhas de formas impressionantes.

As fotos por si só falam sobre o passeio. Clique na foto abaixo e acesse o álbum.

Li River - Guilin

Culinária Chinesa – Região Jiangsu

Cozinha centrada em peixes e crustáceos de rios e lagos. Feita de forma leve, fresca e levemente adocicada, prima pela apresentação delicada e elegante. Utiliza-se da técnica de esculpir frutas e servir a comida dentro delas em especial papaias, melões e abacaxis.

Detalhe da mesa montada



Detalhe da mesa completa



Camarão de rio frito



Pele de pato tostada com salada crua



Salada de Polvo



Manjuba frita com condimentos



Sopa de arroz servida no mamão papaia



Cogumelo refogado com verdura



Bolinho de carne cozido no vapor com verdura



Pé de frango cozido



Broto de bambu refogado com verdura e pimentas



Camarões de rio com frutas e legumes servidos no abacaxi



Peixe de rio cozido no vapor com ervas e pimentas doces

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Shanghai Antiga

Localizado na parte sudoeste da cidade encontra-se um pedaço do que foi a Shanghai de antigamente, com seus prédios históricos preservados, podemos ainda hoje ter uma boa idéia de com era a cara da cidade em 1553 em plena dinastia Ming.

Porem nos dias de hoje tem que se ter muita paciência e sabedoria para agüentar os inúmeros vendedores de produtos falsificados, que não cansam de abordar os ocidentais à exaustão.

Clique a foto e acesse o álbum da velha Shanghai.

Old Shanghai

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Culinária Chinesa – Região Sichuan

De sabor picante e pungente, a culinária de Sichuan abusa nas pimentas seja fresca, seca ou em grãos, apesar de muito picante os aromas aparecem sempre de forma surpreendente. Além das pimentas molho de soja, gengibre e alho formam a base desta interessante região.

Abaixo seguem as fotos do seu prato mais famoso chamado de “Hot Pot”, que consiste em uma panela com divisório no meio onde repousam permanentemente fervendo dois tipos de caldos, um normal e outro muito picante. Neste caldo você vai cozinhando de tudo e degustando com um molho de amendoim para o caldo suave e um molho de óleo e ervas para o caldo picante.

Panela com os caldos suave e picante


Molho para comer com cozidos do caldo picante


Bolinhos de carne (cozidos caldo picante) e camarão (cozidos no caldo suave)


Estomago de pato para ser cozido no caldo suave


Peixe Eletrico - Raridade (para ser cozido em qualquer um dos caldos)


Pudim de Sangue de Ganso - "Very Tadicional" (qualquer caldo)


Carnes de Vaca e Cordeiro (qualquer caldo)


Broto de feijão (qualquer caldo)


Macarrão de soja (caldo suave)


Macarrão com carne, amendoin e legumes ao molho de soja (para finalizar o almoço)

Culinária Chinesa – Região Shanghai

Por ser uma cidade cosmopolita a gastronomia local é quase que uma mistura de todas as regiões chinesas que podemos denominar como o estilo Shanghai.

Lingua de Pato Cozida com molho de mel


Bife na chapa com cebola e pimentas


Peixe de rio no bafo


Pudim salgado de clara de ovos com molho de soja


Bucho de porco aferventado com molho de soja


Tofu defumado molho agridoce


Peito de ganso assado com a pele caramelizada


Camarão de rio ao bafo


Tofu refogado com varias pimentas


Robalo no vapor com tempura de folhas de chá verde


Sopa de Macarrão com cogumelos e vegetais

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Culinária Chinesa – Região Shandong

Localizada na parte norte da china junto ao Mar Amarelo, Shandong elabora uma cozinha limpa, pura, sem gordura. Bastante aromática procura utilizar alimentos frescos mantendo-os tenros e crocantes. Principais temperos são: a cebola echalote e alho. Comemos em Qingdao num moderno restaurante que existe há mais de 100 anos.


Salada do Dia


Clara de ovo poché com camarão


Robalo no vapor


Detalhe da carne tenra do robalo (sabor inesquecível)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pi Dan - Ovo Preto


Conhecido como “ovos de cem anos”, porem raramente envelhecidos por mais de 100 dias, este raro prato no ocidente é muito comum aqui na China, podendo ser encontrado facilmente nos mercados populares.


Produzidos com ovo de pata, que após cozidos são envoltos em uma pasta feita com chá preto bem forte, cinzas de madeira comum, pinheiro e carvão, sal e suco de limão. Tudo isto envolto em plástico ou em tapeware, enterrado sob a terra por pelo menos 30 dias. Alguns anciãos afirmam que urina de cavalo era muito utilizada no processo para aumentar a fermentação.

De textura macia e cremosa lembrando a do abacate, esta iguaria tem um sabor muito rico e pungente lembrando algum tipo de queijo daqueles bem envelhecidos.
Estou voltando ao Brasil com dois ovos na minha mala, se passar na alfândega, sejam bem vindos a vir degustar o Pi Dan comigo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Culinária Chinesa


Seguindo os preceitos do filósofo Confúcio, que influenciou e ainda influencia grande parte da sociedade chinesa, comer é a pare mais importante da vida pois nos traz alegria, harmonia, bem estar físico e prosperidade, alem de reunir as pessoas, as famílias, os povos e os paises para desfrutar momentos de puro prazer.


A culinária chinesa no Brasil esta há muitos anos luz do que se apresenta aqui na origem, no maior país do continente asiático. Dividida em 10 regiões (Shandong, Sichuan, Gundong, Fujian, Jiangsu, Zhejiang, Hunan, Anhui, Hui, Tibetan) cada qual com suas próprias características, procuram, ao elaborar seus alimentos, ressaltar os aromas, o sabor, a aparência e principalmente a textura.

A principal técnica utilizada na preparação dos alimentos é o refogado, a qual é feita em panelas do tipo wok com muita caloria e realizada em poucos segundos.


Os principais ingredientes são salsinha e coentro frescos, sementes de anis, sementes de feno grego, assafétida, alho, cebola echalote, pimentas (frescas, secas, em grãos, etc.), diversos molhos de soja, vinagre de arroz, molho de ostra e um vinho branco chinês chamado Shaoxing, muito forte. Cogumelos secos e uma infinidade de raízes aromáticas complementa esta sinfonia de aromas e sabores.